segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Memórias de infância

Como é bom ter memórias, lembro como era mágico poder brincar, correr, interagir na rua de casa brinquei muito.Amigos que que jogavam bola, pulava corda que sempre foi estimulante.Em minha fase escolar me recordo claramente da minha professora Lúcia Godim que teve muita paciência comigo pois, minha mãe teve que me acompanhar por dias  em sala de aula.
Na escola tinha um parquinho com areia e balanço, era muito bom, e as rodas de cantigas e leitura lembro como era mágico.Como adorava o ambiente escolar recordo que brinquei muito e a  educação física onde aprendi jogar basquete aprender a respeitar regras ter disciplina era o máximo.
Hoje com essa tecnologia todos ficam presos, dependente desse mundo virtual sei da importância desses avanços tecnológicos mas nada se compara a correr, pular, dançar, rir  e até machucar e chorar. Naquela época fazíamos amigos reais e presentes estávamos realmente juntos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa

Medir consiste em comparar duas grandezas da mesma espécie.Sendo habilidades de entender como trabalhar e ensinar nossas crianças a mensurar, interpretar e expressar informações relativas a comprimento, massa , capacidade e tempo.Usando experiências convencionais e não convencionais.
Exemplos:Medir a mesa escolar com sapatos diferentes? Devemos propor as crianças que comparem e usem o melhor caminho, mas qual será? Se optarem em usar o sapato maior verão que quanto maior  o tamanho da unidade escolhida menor será o número de vezes para medir o objeto. Conforme vão medindo e anotando o tamanho da mesa, estão fazendo uso de padrões não convencionais, discutindo para adotarem uma unidade padrão facilitando o entendimento.Sabendo o comprimento e depois utilizando a régua para um número apropriado.

Saber a quantidade de água em copos do mesmo tamanho, mas com quantidades diferentes?
Nesse caso utilizarão o litro para saberem a quantidade e seus múltiplos e submúltiplos do litro fazendo as conversões necessárias, usarão a balança para pesar ou copos que já estão demarcadas a quantidade que cabe em cada copo em litros ,mililitros calculando seu volume.

Caminhos, por onde ir? Mais curtos, longos qual a distância ?
Como existem vários caminhos, primeiro adotar um padrão que facilite a comunicação entre as pessoas e anotar, possibilidades e comparações.Fazendo uso de algumas habilidades relativas a área, tempo, comprimento chegando a conclusão apropriada para a realização do trabalho.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Imagens do jogo

Caixa das Letras Mágicas



Jogo Caixa das Letras Mágicas

O jogo das letras mágicas é composto das vinte e seis letras do alfabeto,uma caixa colorida,alegre e seus participantes são crianças de 4 e 5 anos.
Instruções:será realizado em sala de aula,todos os alunos participarão.A professora colocará a música do alfabeto,dividirá a turma em equipes,sendo que cada equipe possuirá um número, feito isso iniciará o jogo.
O jogo inicia quando a professora-juiz faz o sorteio das equipes em ordem numeral ,pois cada equipe possui seu número.O juiz começa a contar o tempo com o relógio da sala de aula assim que a primeira tarefa é dada,encontrar todas as vogais e anotar na folha, logo em seguida todos da equipe devem encontrar a primeira letra de seu nome e anotar.
A equipe ganhadora será a que em menos tempo realizar as tarefas.


Objetivo:desenvolver a atenção,exercitar o trabalho em equipe,reconhecimento das letras do alfabeto,as iniciais de seus nomes ,assim familiarizando com a escrita das letras de forma divertida e mágica.
Material:caixa colorida,vinte e seis letras do alfabeto confeccionadas em papel verde e escrita em preto,papel sulfite,lápis de escrita e o relógio.
Faixa etária:4 a 5 anos.Educação infantil.
Aprender brincando.

Alfabetizar

Alfabetizar é ampliar as possibilidades de relação com o mundo,e a brincadeira contribui para a relação onde o brincar transforma o aprendizado,alfabetizar uma criança é muito mágico ela começa a ler o mundo que a rodeia,se tornando independente e com o brincar de aprender a aula fica mais emocionante e significativa.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016



Novidades!!Um jogo do alfabeto para crianças de 4 a 5 anos na educação infantil,super divertido será realizado por equipes,em sala de aula.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pedagogia aula

Pessoal,estou muito feliz em fazer pedagogia possuímos excelentes professores,nossa turma muito boa e amiga.Em nosso último encontro aprendemos sobre projeto em escola ,como realizar,avaliar e fazer com que os alunos fiquem envolvidos.
Olha que turma linda todos envolvidos,alunos buscando o conhecimento.

Projeto escolar

O projeto faz com que o aluno vivencie,participa e elabora juntamente com o professor,um tema é lançado vem a curiosidade,todos envolvidos buscando responder essas curiosidades,como demostrar a todos as respostas?
Fazendo poster,maquetes,um gibi,palestra....quantas formas de demostrar esse conhecimento.Vivenciaremos alunos curiosos,questionando e juntos professor- aluno desvendando sua curiosidade envolvendo todos família ,escola e conhecimentos.Um caminho a ser seguido traçando metas e cumprindo.
Trabalhar projetos, será enriquecedor buscando o conhecimento,valorizando culturas sendo um ser crítico para a socialização,em cima de uma pergunta buscando suas respostas.


terça-feira, 26 de abril de 2016

Atuação do pedagogo em Turismo

Pedagogo pode então atuar com a construção do conhecimento em diferentes espaços e diferentes formas.Possibilitando sua atuação em espaço não- escolar.É um profissional capaz de atuar e responder ás diversas demandas e exigências ,de uma sociedade cada vez mais complexa e por entanto deve estar preparado as questões de diversidades que caracteriza nossa atual sociedade.
Sua atuação em hotéis ou em agências de turismo seria em acolher essas crianças, fazendo leituras de livros,pequenas peças teatrais,contendo informações e curiosidades.Também quando auxilia na elaboração de passeios turísticos isso fará que os indivíduos apenas não veja os lugares,mas também conheça sua história.
Mas ainda são poucos que os reconheçam e saibam valorizar sua função, sendo assim estão caminhando para ganharem seu espaço não escolar.