Medir consiste em comparar duas grandezas da mesma espécie.Sendo habilidades de entender como trabalhar e ensinar nossas crianças a mensurar, interpretar e expressar informações relativas a comprimento, massa , capacidade e tempo.Usando experiências convencionais e não convencionais.
Exemplos:Medir a mesa escolar com sapatos diferentes? Devemos propor as crianças que comparem e usem o melhor caminho, mas qual será? Se optarem em usar o sapato maior verão que quanto maior o tamanho da unidade escolhida menor será o número de vezes para medir o objeto. Conforme vão medindo e anotando o tamanho da mesa, estão fazendo uso de padrões não convencionais, discutindo para adotarem uma unidade padrão facilitando o entendimento.Sabendo o comprimento e depois utilizando a régua para um número apropriado.
Saber a quantidade de água em copos do mesmo tamanho, mas com quantidades diferentes?
Nesse caso utilizarão o litro para saberem a quantidade e seus múltiplos e submúltiplos do litro fazendo as conversões necessárias, usarão a balança para pesar ou copos que já estão demarcadas a quantidade que cabe em cada copo em litros ,mililitros calculando seu volume.
Caminhos, por onde ir? Mais curtos, longos qual a distância ?
Como existem vários caminhos, primeiro adotar um padrão que facilite a comunicação entre as pessoas e anotar, possibilidades e comparações.Fazendo uso de algumas habilidades relativas a área, tempo, comprimento chegando a conclusão apropriada para a realização do trabalho.